sexta-feira, janeiro 14, 2011

11º dia de Rally Dakar

Trajeto
Saída: Chicelito (ARG)
Chegada: San Juan (ARG)
Deslocamento: 258 km
Trecho cronometrado: 530 km
Com certo atraso, vamos ao post com o resumo da etapa dessa quinta-feira do Rally Dakar, que foi disputada entre as cidades argentinas de Chicelito e San Juan. A principal notícia do dia foram os problemas que atrasaram o espanhol Carlos Sainz, prejudicado por uma quebra de suspensão. Agora, a vitória nos Carros está nas mãos de Nasser Al Attiyah. Nas outras categorias, os líderes Marc Coma (Motos), Alejandro Patronelli (Quadriciclos) e Vladimir Chagin (Caminhões) também já começaram a administrar a primeira posição. Vamos ao comentário do jornalista Vitor Sendra, um especialista na competição e que já acompanhou a competição com a caravana do Dakar no ano passado:
“A especial foi realizada num terreno muito diferente das últimas especiais, mas não menos difícil. Ela foi reduzida de 622km para 530km cronometrados, sendo que 160km foram feitos em deslocamento. Os pilotos largaram, fizeram o primeiro trecho da especial, de 224km, depois fizeram um deslocamento de 160km, e relargaram para uma segunda parte de aproximadamente 150km. Vale ressaltar que o deslocamento de 160km é feito com o cronometro aberto: os pilotos têm um tempo pré-determinado para cumprir esse trecho e largar para a segunda parte da especial.
Os pilotos de Motos devem ter sofrido bastante pois uma parte da especial foi acima dos 3000m de altitude. Além disso, o calor que faz esta época na região é outro fator que complica ainda mais a vida dos pilotos, já desgastados pela sequência de dias na competição. Uma das coisas que diferencia o Dakar é o terreno que os organizadores escolhem para a competição,  sempre o pior possível. Os obstáculos naturais não são intransponíveis mas sempre exigem muito dos pilotos e dos veículos.
O Dakar 2011 ainda não está foi decidido. A especial de hoje era uma grande oportunidade para que o francês Cyril Despres, atual campeão na categoria Motos, conseguisse diminuir a vantagem que o espanhol Marc Coma tinha sobre ele. Ele até conseguiu diminuir a diferença, mas nada considerável a ponto de preocupar o espanhol, que mantém 16 minutos de vantagem. Nessa sexta-feira, Coma larga logo atrás do francês e vai administrar a distância como tem feito nas últimas especiais.
O brasileiro Jean Azevedo manteve seu rítmo de prova e conseguiu subir mais uma posição na classificação geral, agora é o 7º colocado. Ele está a 27 minutos do 6º colocado, o norueguês Paul Ullevalseter, e tem uma vantagem de 25 minutos sobre o português Rubem Faria. A favor de Jean, o fato do piloto norueguês estar na disputa  pela 5ª posição  com o espanhol Juan Pedrero Garcia, o que pode provocar alguma baixa durante as duas próximas especiais.
O outro brasileiro nas Motos, Vicente de Benedictis, foi mais uma vítima das areias de Fiambalá. Sua motos teve uma pane elétrica e ele não conseguiu completar a especial de ontem. Como quem não completa especial não larga no dia seguinte, resta a ele esperar pelo Dakar 2012. Uma pena, porque o piloto é o símbolo do verdadeiro Dakar. Ele participa da corrida dos que não tem grandes estruturas e investimentos, e estão ali pelo desafio de completar o Rally Dakar.
Nos Carros a prova está indo para as mãos de  Nasser Al-Atiyah, um prêmio merecido para o simpático piloto do Qatar. Com a quebra de Carlos Sainz na especial da etapa, somente uma tragédia tira o título de suas mãos. O espanhol largou 12 minutos atrás do piloto do Qatar e deve ter forçado muito o ritmo na especial. Ele teve  problemas na suspensão dianteira direita do seu Touareg e acabou a prova na 13ª posição, 1h14min atrás do líder. Na classificação geral, Nasser tem 52 minutos sobre o sul africano Giniel de Villiers e 1h27min sobre Carlos Sainz.
O brasileiro Guilherme Spinelli tirou proveito da quebra de Sainz e da parada de Mark Miller para ajudá-lo e chegou na 6ª posição. Na classificação geral, a dupla da Mitsubishi Brasil continua a ocupar a 9ª posição com uma diferença de 6 horas para o 10º colocado, o holandês Van Loon. A outra dupla brasileira, Marlon Koerich e Emerson Cavassin, até o momento não completou a especial segundo o live track da prova. No live track 9 eles ocupavam a 38ª posição, mais de 2 horas atrás do líder”.
Fonte: Blog Esporte a Motor

Nenhum comentário:

Postar um comentário