segunda-feira, janeiro 10, 2011

8º dia de Rally Dakar

Trajeto de hoje
Saída: Antofagasta (CHI)
Chegada: Copiapó (CHI)
Deslocamento: 268 km
Trecho cronometrado: 508 km
O trecho cronometrado desta segunda-feira foi talvez o mais complicado de todos até agora no Rally Dakar, e uma série de pilotos teve problemas para atravessá-lo. Na categoria Motos, o líder Marc Coma foi mais rápido do dia e ampliou sua vantagem para o rival Cyril Despres: agora, o espanhol aparece 9’19” à frente do francês. O chileno Francisco “Chaleco” López vem na terceira posição, com 22’48” de distância para Coma. O melhor brasileiro é Jean Azevedo, que subiu para o nono lugar, enquanto Vicente de Benedictis é o 69º. O dia foi marcado pelo forte acidente do piloto português Paulo Gonçalves, que vinha entre os dez primeiros desde o início do Dakar. O piloto da BMW sofreu uma queda forte e quebrou a clavícula, sendo forçado a abandonar. Curiosamente, essa foi a mesma lesão que forçou o brasileiro José Hélio Rodrigues a desistir do Dakar no fim da semana passada.
Nos Carros, Nasser Al Attiyah é o novo líder. O piloto do Qatar ultrapassou seu companheiro de equipe Carlos Sainz, e agora lidera a classificação geral com 5’14” de vantagem para o espanhol. A terceira posição também pertence à Volkswagen, com Giniel de Villers, que está a 48’45” do líder. Já o francês Stephane Petterhansel, grande esperança da BMW, teve problemas sérios e ficou mais de uma hora parado no deserto. Petterhansel caiu para quarto, a mais de uma hora e meia do líder Al Attiyah, e agora tem só chances remotas de levar o título. Assim como ele, o brasileiro Guilherme Spinelli também enfrentou percalços e, até o momento em que este post foi publicado, ainda não havia completado o trecho cronometrado – assim como Marlon Koerich, o outro representante brasuca nos Carros.
Entre os Quadriciclos, o argentino Alejandro Patronelli venceu a especial do dia e ampliou sua vantagem sobre o compatriota Sebastian Halpern para 58’32”. Nos Caminhões, o russo Vladimir Chagin dominou a etapa e conseguiu recuperar a liderança no geral, agora com 3’27” de distância para o  compatriota Firdaus Kabirov e 29’36” para o checo Ales Loprais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário