quinta-feira, janeiro 06, 2011

5º dia de Rally Dakar

Trajeto de hoje
Hoje foi a primeira etapa inteira em solo chileno. Os participante saíram da cidade de Calama, indo ao encontro da cidade de Iquique. Novamente os pilotos encontraram muitas dificuldades. As principais foram o forte calor do Deserto do Atacama e a brusca mudança de altitude. Após largarem a 3.000 m acima do nível do mar, os pilotos desceram a Cordilheira dos Andes até chegar a Iquique, cidade à beira do Oceano Pacífico.
Nas motos, a especial foi confusa e surpreendente, o português Paulo Gonçalvez, da BMW, ficou com o melhor tempo do dia. Nesta quinta, Coma chegou a levar um tombo espetacular, mas não se machucou e prosseguiu na competição. Mais tarde, o espanhol perdeu tempo ao socorrer o francês Olivier Pain, que sofreu um acidente grave e precisou abandonar o Dakar. Após receber bonificação do Dakar por ajudar o companheiro, ele abriu uma vantagem de 10’14” para o francês Cyril Despres. Entre os brasileiros, José Hélio Rodrigues é o 11º, Jean Azevedo aparece em 14º e Vicente de Benedictis, em 83º.
Nos carros, líder Carlos Sainz também precisou parar para ajudar um competidor acidentado – no caso, a motociclista Jennifer Morgan, que chegou até a ficar desacordada. Apesar de tudo, Sainz mantém a liderança na classificação da categoria. O brasileiro Guilherme Spinelli segue muito bem colocado, em oitavo, enquanto Marlon  Koerich é o 20º.
Nos quadricíclos, o argentino Alejandro Patronelli venceu a especial desta quinta e abriu 1’27” de vantagem para o compatriota Tomas Maffei, o segundo.
Nos caminhões, hexacampeão Vladimir Chagin teve um problema mecânico e ficou parado durante cerca de 17 minutos. Assim, a liderança geral caiu no colo do também russo Firdaus Kabirov. O brasileiro André Azevedo foi o sétimo colocado da quinta-feira, e vem na sexta posição geral.
Confira a classificação:
Motos











Carros

Quadracíclos


Caminhões


Nenhum comentário:

Postar um comentário