sábado, janeiro 15, 2011

12º dia de Rally Dakar

Saída: San Juan (ARG)
Chegada: Córdoba (ARG)
Deslocamento: 123 km
Trecho cronometrado: 555 km
Também com um pequeno atraso, vamos ao post sobre a etapa do Rally Dakar desta sexta-feira, entre as cidades argentinas de San Juan e Córdoba. Em todas as categorias, não houve alterações na liderança. Marc Coma (Motos), Alejandro Patronelli (Quadriciclos), Nasser Al Attiyah (Carros) e Vladimir Chagin (Caminhões) estão realmente perto do título. Abaixo, você confere o comentário de Vitor Sendra, jornalista especializado no Dakar e que tem ajudado bastante o Blog na cobertura da competição desse ano:
“O penúltimo dia do Rally Dakar 2011 foi marcado pelo regresso a Córdoba, cidade sede das etapas do Mundial de Rally na Argentina. A geografia local faz com que a prova acabe numa região montanhosa, com estradas cheias de pedras. Para chegar até lá, os pilotos passaram por trechos muito difíceis, com estradas estreitas de piso arenoso.
A especial dessa sexta marca o fim das grandes especiais e, salvo um grande desastre, Marc Coma será declarado sábado vencedor do Dakar 2011, na categoria Motos. O início da especial foi marcado por um trecho com muita lama devido às fortes chuvas que cairam na região, e os pilotos tiveram muitas dificuldades. Cyril Despres fez o seu papel e atacou durante toda a especial. O francês liderou grande parte dela, mas foi superado pelo espanhol após o último posto de controle. Com os resultados do dia, não houve alterações na classificação geral. E, acredito eu, a ordem do rally foi decidida hoje. Entre os 10 primeiros não devem ocorrer mudanças.
Marc Coma merece o título. Foi o piloto mais regular durante toda competição, não se perdeu durante as especiais e soube dosar seu equipamento de forma exemplar. No ano passado, ele recebeu uma punição por ter trocado de pneu durante uma especial e viu o título ir para as mãos do seu maior rival, o francês Cyril Despres. Este ano, apesar do francês ter saído na frente, Coma teve tranquilidade  para fazer sua prova e quando assumiu a liderança não deu mais chances ao seu rival. Pessoalmente fico contente por Coma estar prestes a vencer o Dakar. É um profissional extremamente simpático e sempre muito atencioso com a imprensa. Fico na torcida para que este ano possamos tê-lo novamente no Brasil, em agosto, no Rally dos Sertões 2011, prova que venceu em 2010.
Os rallys de grande duração são provas em que os bons resultados vêm decorrentes de uma boa estratégia de corrida. Foi nisso que apostou Jean Azevedo, que vem fazendo uma prova impecável até o momento, ocupando a 7ª colocação na classificação geral. Jean sabia que não seria fácil para ele voltar à disputa nas Motos em igualdade de condições com os pilotos que estão na sua frente. Ele optou por completar todas as especiais e foi subindo gradativamente na classificação geral. Jean corre com uma moto de 690cc enquanto seus concorrentes correm com motos 450cc. Acredito que as primeiras especiais, disputadas neste mesma região de Córdoba, fizeram uma grande diferença porque os trechos eram muito travados e com muitas pedras, o que desgasta muito os pneus e favorece as motos menores.  No início da especial dessa sexta, Jean também deve ter tido muita dificuldade devido ao peso de sua moto, no trecho com lama.
Jean é um piloto extremamente competitivo e sabia que sua chance de uma boa colocação nos carros com o Pajero seriam muito difícil, por isso a opção de retornar às motos e dar a oportunidade ao Marlon Koerich de fazer o Dakar disputando o título da categoria “Rookie Challenge”. Marlon nos últimos dias vem tendo problemas com o carro, sofrendo com o superaquecimento do motor, mas continua liderando a categoria.
Sábado teremos a especial da consagração de Nasser Al-Attiyah como vencedor na categoria Carros. Pessoalmente fico muito feliz com a vitória do Nasser, piloto que conquistou a todos com a sua simpatia e simplicidade durante o Rally dos Sertões 2009. Nasser será, salvo uma grande catástrofe, um dos campeões mais festejados do Rally Dakar. Ele merece a vitória porque foi mais consistente que seu principal rival, o espanhol Carlos Sainz. Na especial dessa sexta, Sainz atacou o tempo todo. Mas, no final, conseguiu tirar apenas um pouco mais de 6 minutos em relação ao piloto do Qatar.
Apesar da equipe ter quatro pilotos, ele e Sainz sempre se destacaram dos demais. Giniel De Villiers e Mark Miller não andam juntos com eles e, segundo as regras da equipe, quem está por último carrega as peças sobressalentes e tem a função de apoiar os da frente, o que acarreta em pelo menos mais 100kg de peso no carro, uma grande diferença em provas disputadas na areia. O Sainz vai lamentar durante um bom tempo o fato de ter ficado preso numa pequena duna na 10ª especial, com o agravante de De Villiers ter passado distante e não tê-lo visto. A partir daí, a corrida dele ficou seriamente comprometida.
O brasileiro Guilherme Spinelli finalizou a especial dessa sexta em 7º, está tendo um resultado superior ao de 2010, quando finalizou a prova na 10ª colocação. Guiga, que conseguiu colocar seu Mitsubishi Lancer entre os dez melhores em quase todas as especiais, está tendo um desempenho fantástico. Ele está na segunda colocação na categoria T1.1 para carros a gasolina. Guiga deve permanecer na 9ª posição na classificação geral, subindo uma posição em relação ao Dakar 2010.
O Rally Dakar 2011 vai chegando ao fim, restando somente uma especial de 181km, mas tudo pode acontecer. Resta a mim torcer pelos brasileiros e que nada de ruim lhes aconteça”.
Veja a classificação neste penúltimo dia de Rally Dakar:
CARROS
1. Nasser Al-Attiyah (Qatar/Volkswagen), 43h59’30’’
2. Giniel de Villiers (África do Sul/Volkswagen), a 48’21’’
3. Carlos Sainz (Espanha/Volkswagen), a 1h21’16’’
4. Stephane Petterhansel (França/BMW), a 1h41’29”
5. Krzysztof Holowczyc (Polônia/BMW), a 4h10’34’’
9. Guilherme Spinelli (Brasil/Mitsubishi), a 8h20’17”


MOTOS

1. Marc Coma (Espanha/KTM), 49h57’37”
2. Cyril Despres (França/KTM), a 16’36”
3. Francisco López Contardo (Chile/Aprilia), a 59’27”
4. Hélder Rodrigues (Portugal/Yamaha), a 1h42’31”
5. Juan Pedrero Garcia (Espanha/KTM), a 3h06’14’’
7. Jean Azevedo (Brasil/KTM), a 3h50’35”

QUADRICICLOS

1. Alejandro Patronelli (Argentina/Yamaha), 62h07’34”
2. Sebastian Halpern (Argentina/Yamaha), a 58’18”
3. Christophe Declerck (França/Polaris), a 6h21’32’’

CAMINHÕES

1. Vladimir Chagin (Rússia/Kamaz), 46h54’14”
2. Firdaus Kabirov (Rússia/Kamaz), a 31”19’
3. Eduard Nikolaev (Rússia/Kamaz), a 3h15’45”
4. Ilgizar Mardeev (Rússia/Kamaz), a 5h42’26”
5. Franz Echter (Alemanha/MAN), a 5h44’50”

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