sábado, janeiro 08, 2011

Resumo do Rally Dakar

Clique para ampliar

A caravana do Rally Dakar, enfim, ganha um pequeno refresco neste sábado. Após seis dias seguidos de competição e mais de 4.000 km rodados através de Argentina e Chile, os competidores têm um merecido dia de descanso na cidade de Arica, bem perto da fronteira chilena com o Peru. É hora de recarregar as baterias e fazer os devidos reparos em cada veículo antes de partir de novo para mais sete dias de aventura – até o retorno a Buenos Aires, no dia 15.
Clique para ampliar
Como já seria de se esperar, o Dakar acumula um grande número de abandonos até aqui. Entre as motos, pelo menos 22 competidores já desistiram – incluindo o brasileiro José Hélio Rodrigues, que fraturou a clavícula após levar um tombo no trecho cronometrado de sexta-feira. Além dele, outros motociclistas também sofreram acidentes sérios. Logo na primeira especial, no domingo passado, o francês Cyril Esquirol caiu e quebrou a bacia. Na terceira etapa, na terça-feira, foi a vez de o argentino Rodolfo Bollero fraturar a mão direita. Mais grave ainda foi o susto com a britânica Jennifer Morgan, que fraturou a tíbia no trecho de quinta-feira e chegou a ficar caída no chão desacordada. Socorrida pelo líder da categoria Carros, o espanhol Carlos Sainz, Morgan foi removida para o hospital da cidade chilena de Calama e já está fora de perigo.
Clique para ampliar
A categoria Quadriciclos também registra abandonos de destaque. Terceiro colocado no ano passado, o polonês Rafal Sonik capotou logo na primeira especial e lesionou a mão, sendo obrigado a abandonar. Para decepção dos torcedores argentinos, o ídolo local Marcos Patronelli – campeão em 2010 – também já desistiu. Patronelli já entrou no Dakar em más condições por ter se acidentado durante um treino a semanas da competição, e uma nova queda forçou seu abandono. Agora, ele segue apenas como apoio para o irmão Alejandro Patronelli, que vai liderando a classificação da categoria. Dos 32 Quadriciclos que largaram em Buenos Aires, ao menos nove já abandonaram.
Clique para ampliar
Na categoria Carros, o número de abandonos já chega a 22. Entre eles, há um nome de relevância: o americano Robby Gordon, ex-piloto de Nascar e Fórmula Indy. Correndo com seu chamativo Hummer laranja, Gordon teve um Dakar recheado de problemas. Sofreu acidentes, teve problemas mecânicos e, por fim, desistiu do rally na quinta-feira. Entre os Caminhões, pelo menos 12 veículos estão fora do Dakar. Um deles é o do brasileiro André Azevedo, que sofreu uma quebra da caixa de direção na sexta-feira e foi obrigado a desistir.
Dos seis veículos brasileiros que largaram, quatro seguem na disputa. Guilherme Spinelli e Marlon Koerich, nos Carros, e Jean Azevedo e Vicente de Benedictis, nas Motos. Logo abaixo, confira como está a classificação parcial em cada categoria:
MOTOS1. Marc Coma (Espanha/KTM), 22h40’20”
2. Cyril Despres (França/KTM), a 8’48”
3. Francisco López Contardo (Chile/Aprilia), a 22’12”
4. Hélder Rodrigues (Portugal/Yamaha), a 27’35”
5. Ruben Faria (Portugal/KTM), a 39’41”
13. Jean Azevedo (Brasil/KTM), a 1h40’05”
80. Vicente de Benedictis (Brasil/Honda), a 10h52’59”
QUADRICICLOS1. Alejandro Patronelli (Argentina/Yamaha), 22h21’57”
2. Tomas Maffei (Argentina/Yamaha), a 16’31”
3. Sebastian Halpern (Argentina/Yamaha), a 1h48’07”
4. Pablo Sebastian Copetti (Argentina/Yamaha), a 4h05’12”
5. Christophe Declerk (França/Polaris), a 4h51’14”
CARROS1. Carlos Sainz (Espanha/Volkswagen), 20h39’41”
2. Nasser Al-Attiyah (Qatar/Volkswagen), a 2’42”
3. Stephane Petterhansel (França/BMW), a 14’51”
4. Giniel de Villiers (África do Sul/Volkswagen), a 31’09”
5. Krzysztof Holowczyk (Polônia/BMW), a 1h13’09”
8. Guilherme Spinelli (Brasil/Mitsubishi), a 2h17’56”
17. Marlon Koerich (Brasil/Mitsubishi), a 7h36’58”
CAMINHÕES1. Firdaus Kabirov (Rússia/Kamaz), 23h43’40”
2. Vladimir Chagin (Rússia/Kamaz), a 19’20”
3. Ales Loprais (República Checa/Tatra), a 21’25”
4. Eduard Nikolaev (Rússia/Kamaz), a 1h26’18”
5. Franz Echter (Alemanha/MAN), a 2h10’57”

Um comentário:

  1. Realmente o Rally Dakar é emocionante! Bela cobertura! Tem post novo no meu blog:

    Demissão frusta Roy Hodgson, que esperava recuperação neste Domingo: http://tinyurl.com/36o5qo7

    Abraço!

    ResponderExcluir